Simbologia das Cores
Por Edred Thorsson
Tradução Geirrídr Odinsdottyr.
A simbologia de cor no sistema rúnico é um pouco diferente da cultura judaíco-cristã, apesar que a antiga tradição Germânica (entre outras) influenciou a simbologia das cores cristã de certo modo. A fonte desse sistema de cores foi encontrado nas Eddas e nas Sagas. Na prática da arte rúnica este conhecimetno de cor é valioso como material para formular visualizações poderosas e intensificar ritual, assim como na construção de talismãs mais complexos.
No Apêndice D providenciei uma correspondência expeculativa da cor para cada runa, mas o melhor guia é a intuição do vikti independente. Desta maneira, assim como em muitas outras, a perspectiva da consciência altera a percepção do conceito, e ela é a percepção que provê a melhor chave para desbloquear o conceito.
Simbologia das Cores
Ouro - A luz do sol e a luz espiritual brilhando de Asgardhr, a força do önd no universo e um símbolo de honra, reputação e poder em todos os reinos.
Vermelho - Poder mágico e primordial, poder de proteção, vida espiritual e vigor, força agressiva. A cor principal das Runas; também um sinal da morte. Frequentemente relacionada ao ouro.
Azul - A abrangente, penetrante e onipresente força mística de nurnen, um sinal de movimento inquieto, a cor do manto de Odin. Nas suas tonalidades mais escuras, torna-se um com o preto.
Verde - Vida orgânica, a força da fertilidade manifestada na terra e no mar, um sinal da terra e natureza, passagem entre os mundos.
Amarelo - Poder terrestre, um sinal do desejo e da luxúria que vai em direção da manifestação. Relacionado ao verde e ao ouro.
Branco - A total expressão da luz como a soma de todas as cores - totalidade, pureza, perfeição, nobreza, o disco do sol.
Prata - O disco da lua, mudança, transmutação, busca de maior conhecimento. Uma versão metálica do branco.
Preto - novo começo (como a noite e o inverno são o arauto do dia e do verão), potencial, a força raiz de todas as coisas, conhecimento de coisas ocultas, segredo, o receptáculo de luz.
Hail !
ResponderExcluirLi recentemente um comentário seu em um dos meus posts, e respondendo, sim, é meu, é um trabalho como tradutor, a fonte da pesquisa veio de um site inglês www.mystic-mouse.co.uk/runes, que por sinal é mto bom, baseado em pesquisas acadêmicas feitas pela Europa. Eu não coloquei nada referente a usar runas como oráculo prq é uma coisa pessoal minha, eu aprendi sozinho, baseado naquilo que está no blog, tudo o que tem ali encontra-se apenas para uso do Galdr básico. Se tiver mais alguma dúvida não hesite em perguntar rsrrss